LUAS & HORMÔNIOS E SEUS CAPÍTULOS

Um dia fazendo o projeto de um jardim, percebi que estava fazendo jardim, assim como fazia poesia. De repente, o processo de criação entra no ponto fora do tempo, no plano de Kairós e o poema ou o jardim esta pronto.

Assim, a ferramenta para se escrever um poema é algo que se permita a escrita e, no caso do jardim, terra e vegetais, ambos, formas diferentes de se fazer poesia.

Desta forma Luas & Hormônios acabou sendo dividido em quatro canteiros, quatro facetas da lua plantadas em canteiros.


FLORES DE ERVAS CHEIROSAS
DOS UNGÜENTOS, DO CALDEIRÃO, DA MISTURA, DOS MEANDROS E DA HARMONIA, PRESENTES NA UNIÃO DOS OPOSTOS, EM TODAS AS CORES, SONS E FORMAS. FLORES ALQUÍMICAS QUE QUEBRAM A DISTÂNCIA ENTRE O CERTO E O ERRADO, O BEM E O MAL.



FLORES DO CERRADO, DA CAATINGA, DO DESERTO, DO LODO  FLORES QUE RESISTEM À ADVERSIDADE, À CARÊNCIA DE ALIMENTO, À ESCASSEZ DE TUDO AQUILO QUE NUTRE E QUE FAZ BEM. NO PERÍODO FAVORÁVEL, EXPRESSAM A BELEZA OCULTADA: NATUREZA, SENSIBILIDADE, SEXUALIDADE, ARTE E CRIAÇÃO.

 


FLORES DA INFÂNCIA
QUEM JÁ BRINCOU DE ABRIR A BOCA DO DENTE-DE-LEÃO?
DE PEGAR AS JOANINHAS NO MEIO DAS PÉTALAS DAS ROSAS?
E PEGAR AS LAGARTAS AMARELAS E PRETAS DO MANACÁ, MISTURAR COM MINHOCA, TATUZINHO-DE-JARDIM E CINZA DO FOGÃO À LENHA DA VÓ, PARA FAZER SOPA DE BRUXA?
AS VÁRIAS CORES DA GAZÂNIA DELINEANDO CANTEIROS
AS PAINAS DA PAINEIRA NO VENTO
O CHEIRO DO CRAVO



FLORES DO AMOR
 FLORES CHEIROSAS, JASMIM, VERMELHAS, ROSAS, CHARMOSAS, ORQUÍDEAS, DELICADAS, BRINCOS-DE-PRINCESA, HARMONIOSAS, TAMBÉM GERADAS PELA HARMONIA DOS OPOSTOS.  
FLORES QUE RESOLVEM A DOR E QUE GERAM DOR.  FLORES QUE MUTILAM E QUE CRIAM. FLORES QUE TRANSFORMAM O DETERMINADO, TRAZENDO A DELÍCIA DO ACASO. FLORES QUE ANGUSTIAM, QUE GERAM INSÔNIA.
INDISPENSÁVEIS.  
A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE TODOS, DE TUDO, DO MUNDO.
INCONDICIONAL SEMPRE MELHOR.
FLORES QUE PRECISAM DE CUIDADO, DE MAIS ALIMENTO.
A CARÊNCIA DE UM FILHO, DE ALGUÉM QUE PARTIU, DE ALGUÉM QUE AINDA NÃO VEIO. AMOR QUE DISSOLVE A GUERRA, QUE EXTINGUE COM A INJUSTIÇA. QUE FAZ SONHAR E ACREDITAR.
QUE FAZ O SENTIDO DO QUE SE TEM E DO QUE SE É.



Texto e Fotos: Joema Carvalho